segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A Buraka É Que Está a Pular... na China!

Ah pois é! Este Sábado foi mais um dia de sair e jantar pela cidade. O restaurante a que fomos desta vez foi uma tasquinha islâmica. Eu jurei nunca mais lá voltar.
Serviram-nos uma entrada com amendoins ( devorei-os) e tofu e algas (não lhes toquei depois de provar. Demasiado picantes).Photobucket
Pedimos um prato que o João me disse que parecia jardineira. E eu pensei: "Hmmm... uma jardineira já ia!". E ela chegou à mesa... e eu quase morri. Tinha tanto picante, tanto picante que a minha coca-cola eclipsou-se e aminha boca deixou de existir... Pelo menos, não a senti durante um bom bocado.Photobucket
Depois, seguimos o programa de sempre: Ali Baba, Scarlet e por fim, Sitong. Foi no Sitong que a revolução começou. A Rosa foi falar com o DJ e quando damos conta estamos em cima da coluna a dançar Buraka Som Sistema! Soube bem, soube a Portugal!Photobucket Não se nota a felicidade?
Agora, uma coisa que não está relacionada com isto. Fomos jantar à cantina e atrás da minha mesa estavam duas chinesas. E vocês dizem: qual é o espanto? Pois é. De repente, elas levantam-se e começam a falar Português connosco. São alunas do segundo ano de Português aqui na universidade e querem jantar connosco. A melhor? Disseram ao Sr. Liebend que ele é famoso aqui. Já disse, vou andar armada até aos dentes! Brincadeirinha!
Agora vou estudar que amanhã tenho teste e não fiz nada que se aproveitasse este fim-de-semana.

Liebend

sábado, 19 de setembro de 2009

As primeiras semanas

Como prometi, aqui vim deixar algumas fotos das aventuras dos alunos de LCO na China.
Esta foi a carrinha que nos veio buscar:
Photobucket
Photobucket
E este é o edificio de aulas na universidade. É muito chato chegar ao nono andar para ter aulas. Só há quatro elevadores e as filas são enormes todas as manhãs. O meu truque é sair do dormitório às 7:30, visto as aulas começarem às 8:00. Uma coisa engraçada é que a universidade tem toque de entrada. Primeiro, às 7:50 dá um toque para os alunos entrarem para a sala. Por fim, às 8:00 dá o toque para a aula começar.Photobucket
Ao atravessar a rua, pelo portão do edificio de aulas, temos este supermercado. Atenção, não é um centro comercial, é um super, hiper-mercado! Perco-me lá, encho o carrinho e o máximo que paguei foram cerca de 10 euros.
Photobucket
Este foi o jantar no dia em que chegámos. A cantina tem três pisos. No terceiro piso há um restaurante chinês e um restaurante ocidental. O restaurante chinês tem umas delicias com que me delicio...Photobucket
No dia seguinte fomos passear, conhecer a cidade. Uma coisa que aconselho a quem vem estudar aqui: tragam comprimidos para dormir. Por causa da diferença de horários, eu não dormi 4 dias. Tive de ir ao hospital da universidade para me darem qualquer coisa para dormir. Tianjin é uma cidade enorme e se querem aproveitar ao máximo, é preciso dormir. Há muito trânsito, os condutores buzinam por tudo e por nada, há bicicletas em sentido contrário e manobras muito estranhas. A primeira vez que tentámos atravessar a Nanjing Lu andámos literalmente aos saltinhos na passadeira.
PhotobucketPhotobucket
Enorme, não?Photobucket
A primeira saída à noite. Fomos ao Ali Baba. Aqui já comi um bife! Não é um bitoque em condições mas dá para matar as saudades. Gostam do meu chapéu? Roubei ali ao André.Photobucket
Por fim, um dos grandes acontecimentos! O Aniversário da Rosa! Uma grande noite. Jantámos num restaurante Coreano de que eu gosto bastante. A comida está crua e temos muito por onde escolher, depois levamos para a mesa e cozinhamos nuns fogõezinhos engraçados. O grupo era enorme: Portugueses, Espanhois,Coreanos, Chineses, Japoneses e um Alemão! Catámos os parabéns em várias línguas e a Rosa teve direito a bolo e coroa. Na foto de grupo, ficam já a conhecer a minha colega de quarto, a Jin, uma Coreana muito simpática e que adora estudar. Tem um Chinês incrível e eu ando a aprender muito com ela.PhotobucketPhotobucket

Gostaram? Para a próxima há mais.
Liebend

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A Liebend chegou à China!

Voltei ao meu blog!

Já desesperava mas finalmente consegui.
Cá vai disto.
Cheguei à China!
A minha primeira impressão e a impressão de qualquer pessoa que aqui chega é “Wow!”. Pode ser um wow bom ou um wow mau mas, garanto-vos, é wow.
A primeira coisa que nos fazem no aeroporto é passarem-nos num centro de controlo de gripe A. Medem-nos a temperatura com termómetro que não nos toca e depois deixam-nos ou não passar. Passamos para uma fila com polícia que examina os nossos vistos. Só depois temos direito a avançar para ir buscar as malas.
E aqui vem o primeiro wow: o aeroporto é tão grande que precisamos de apanhar um comboio todo XPTO para irmos apanhar as malas. Não há barulho nem confusão no aeroporto, é tudo muito silencioso, ao contrário do de Lisboa. E vocês perguntam: como é que isso é possível? Eu cá não sei. Estava boquiaberta!
A nossa turma foi recebida por dois dos alunos chineses que tinham estado o ano lectivo passado a estudar connosco em Portugal. O segundo wow foi a carrinha da universidade que nos foi buscar ao aeroporto. Velhinha como tudo e quando olhei lá para trás: estofos dos 101 Dálmatas!
Enquanto saíamos de Beijing e seguíamos para Tianjin, colei os olhos na janela. O céu é cinzento cerrado, apesar do calor indicar um dia de Verão bem bonito (daqueles dias brilhantes que temos na terriola). A condução é aterrorizante para quem nunca aqui esteve e as buzinadelas são uma sinfonia constante. De loucos! (Acho que esta foi a frase que disse mais vezes desde que aqui cheguei.)
Ao chegar a Tianjin, a turma enlouqueceu. Eu sabia que Tianjin tinha cerca de 10 milhões de habitantes e que era uma das maiores cidades da China mas… wow! Há vídeos de colegas meus, que mais tarde deixarei aqui para vocês se entreterem, e quando os revi consegui ouvir-me a dizer: “Lisboa é um bairro de Tianjin.” A cidade é enorme, os prédios são ainda maiores (alguns com mais de 50 andares) e o trânsito é caótico! Agora percebo porque é que existe um recinto próprio para se tirar a carta.
Ao chegar à universidade de Linguas Estrangeiras, quatro alunos seguiram para Nankai (outra universidade) e os restantes seis seguiram para conhecer os dormitórios. Ficámos na Residência B, um lugar encantado. Mais tarde, com mais tempo, darei informações sobre a residência e a Universidade em si.
Sair é uma loucura. Os chineses adoram peles claras e quando surge alguém com o tom da minha pele eles ficam loucos. Já várias pessoas se aproximaram de mim para perguntar de onde sou e depois acrescentam sempre: “A tua pele é muito branca. És muito bonita”. Isto é uma desvantagem, acreditem. Só o facto de sermos ocidentais deixa os chineses à beira de um ataque de histeria (a sério…). Na primeira noite que fui a uma discoteca, vários homens aproximaram-se de nós, alguns mais velhos que o meu pai, e eu e a Bárbara também tivemos uma “perseguição” engraçada por parte de uma menina chinesa. A nossa sorte é o Sr. Liebend que afasta quem começa a abusar.
O Sábado é dia de sair e ir às compras a um mercado fabuloso onde dá para regatear. Treinamos o Chinês e ainda compramos coisas baratas e que gostamos. Também darei mais informações sobre isto.
Queria deixar fotos mas o blogger aqui dá problemos. Acedo através de pirataria por isso vou ter de descobrir uns truques para conseguir mostrar-vos tudo o que se passa aqui.
Até lá!

Liebend