sábado, 13 de novembro de 2010

Anathema: I was there because I was there!

Gosto de música. Gosto de música clássica e contemporânea, gosto de salsa e de rock, gosto de raggae e soul mas (e muitos de vós dirão que isto não é música) gosto, acima de tudo, de metal. No entanto, e para aqueles que estavam com medo que fosse encher o blog com mais uns quantos videos de metal, vim aqui para falar do mais maravilhoso concerto a que fui.
Anathema. Esta banda de Liverpool foi uma das precursoras do Doom/Death Metal mas, e deve ser das poucas vezes que direi isto, mudou de estilo quando os irmãos Cavanagh tomaram conta dela: surgiu então uma das melhores bandas de rock que alguma vez escutei.
É quase impossível para mim não encontrar algo que me lembre de alguém muito importante nas letras dos Anathema. Talvez esteja a abusar, mas afirmo sem qualquer problema que Anathema é como ouvir poesia com banda sonora.
No passado dia 3 de Novembro, fui até ao Hard Club no Porto e assisti a duas horas de concerto para a apresentação do novo álbum da banda, We're Here Because We're Here. A abertura do concerto foi feita pelos Slamo (banda portuguesa formada em 1994 e que, após o lançamento do álbum Room Without a View em 2000, desapareceu do panorama musical português).

Slamo
Message in a Bottle



Uma hora depois, Dan Cavanagh encontrava-se a cinco centímetros de distância de mim ( sim, consegui ficar na primeira fila) e os Anathema deram um concerto de duas horas que por mim podia ter durado uma eternidade.
Deixo aqui uma das que mais queria ouvir, do novo álbum. Thin Air. Porque quando a escuto penso que o Amor é isto mesmo. O ar é estreito. E, uma vez mais, para mim, Anathema é Amor. Mais, garanto-vos que ao vivo, quase se perde o fôlego.

Anathema
Thin Air



Love
Is free
In time
In peace
And now
Is here
This life
This dream
You know how it feels but
Is it all in your mind?
When you know how it feels to be
Pushed and pulled through your life
And sometimes I feel like
There is light in your eyes
And all that I know is I love you
Yes I love you

And it feels like we're already flying
But the air is too thin and we're dying
The clouds all around take us higher
The world far below is on fire
I hold out my hand just to touch you
And all that I know is I love you
A vision, a promise of heaven
A reason for being forever

You're just a whisper away

We've come too far to turn back
This is where we stand
And face it
This is who we are
One step closer
Into thin air
We will go there
We've come too far to turn back
This is where we stand and face it
I feel you breathe
And you're just a whisper away

We've come too far to turn back
This is where we stand
 
 
Liebend