quinta-feira, 31 de maio de 2012

Capítulos

Desde que decidi sair de casa dos meus pais, a minha maior preocupação era o facto de ainda não ter arranjado trabalho e de as despesas recairem sobre o meu namorado. Por vários motivos que não vos tenho de dizer, decidi que devia ficar por perto de casa, apesar de ter muita vontade de viver no estrangeiro.

Verdade seja dita, arranjar emprego em Portugal não está fácil e é super complicado arranjar trabalho relacionado com Chinês numa pequena cidade alentejana. Comecei por me dedicar ao voluntariado, algo que pretendo praticar todos os dias como se fosse um emprego pago e só quem tem gosto na prática de ser voluntário consegue entender o que se ganha diariamente num ambiente onde podemos ser nós mesmos e dar aos outros aquilo que necessitam sem esperar nada em troca. É quase como um Natal onde os presentes são acções e sorrisos.

Agora no final do mês, tudo se compôs. Além do voluntariado, sou bombardeada diariamente (num bom sentido!) com traduções e além disto, muito em breve vou tornar-me formadora de Mandarim.

É um começo. Um novo e importante começo. Percebi que chegou a altura de assumir novas responsabilidades e de retomar antigos sonhos, como o de ser tradutora a partir de casa e passar o dia com a cabeça atolada em documentos, fazer um doutoramento, ter uma casa no campo e alguém com quem partilhar as refeições e a almofada. Parece que cheguei a esse momento e estou ansiosa por cada segundo.

Percebi que dúvidas e medos vou ter sempre mas, o mais importante é aprender a controlá-los e arriscar. Além disso, tenho de ter sempre em mente que há imensa gente do meu lado a dar-me apoio e que isso me dá força para seguir em frente.  

E é isto. Queria apenas partilhar convosco que, e por mais cliché que possa parecer, há sempre alturas da nossa vida que parecem mais negras porque noutras alturas paira sobre ela uma luz tão brilhante quanto o sol.  O essencial é perceber que por detrás das nuvens, o sol continua a brilhar e saber esperar que ele volte.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Nice!

Pensei que as aulas de código fossem um bicho de sete cabeças (atenção que não estou a afirmar que vou passar em exames ou algo que se pareça...) mas a verdade é que saio de lá sempre com um sorriso na cara (já para não falar das frases hilariantes que se dizem ao longo da aula e eu aponto no caderno) . Os formadores são super simpáticos e explicam tudo de forma simples, obrigando-nos ao mesmo tempo a pensar e a chegar às respostas por nós mesmos.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Esta é a minha cara

Quando me tentam fazer de parva.


Do trabalho e dias preenchidos!

Hoje assinei mais um contrato de parceria com uma empresa. A pouco e pouco as coisas vão-se compondo. O importante é fazermos o que gostamos e orgulharmo-nos disso. Sempre quis ser tradutora e finalmente começo a ter uma carteira de clientes fixa.

Entre a correria do voluntariado, a mudança de casa, as traduções e as aulas de código, não consigo dizer-vos o quão feliz estou neste momento. Mas acreditem, estou mesmo muito!

Estar parada é que não!

sábado, 19 de maio de 2012

Da TMN

Sabem quando vossa operadora vos saca um balúrdio de dinheiro e vocês não sabem porquê? Bem, isso aconteceu-me hoje. Liguei para TMN a perguntar porque raio me sacaram o saldo praticamente todo.
Após 5 minutos à espera para ser atendida, atende-me uma jovem toda delico-doce e expliquei-lhe que não percebia o que se tinha passado. Ao que parece tinha um serviço qualquer activo. Pedi para desactivar. "Tenho de passar a chamada para outra colega." Tudo bem. A colega atende-me e voltei a explicar tudo. Pede-me para esperar e dá-me, literalmente, música por mais 5 minutos. Quando me volta a tender, pergunta-me se estou interessada que me façam uma promoção no serviço. "Não." Explica-me as vantagens do serviço que, na realidade, não são nenhumas. "Está interessada?" A minha resposta: "não". Volta a pedir-me que aguarde e dá-me música por mais 5 minutos. Quando regressa, pergunta-me se estou interessada em experimentar o serviço MEO Não-sei-quê em que posso ver televisão no telemóvel. Respondo: "Não." Pergunta: "Porquê?" "Não vejo televisão."
Moral da história: ligo para me desactivarem um serviço da treta que me suga o saldo e eu nem o uso e ainda me tentam convencer a usá-lo ou a usar outros. Raios os partam!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Da adolescência aos 40

Quando era miuda, lembro-me de ler algures um artigo que afirmava que dali a uns anos se iria verificar que a adolescência iria até aos 40. E é verdade, meus caros! Ontem tive a confirmação porque alguém me disse que um outro alguém (com 40 e qualquer coisa) está aborrecido comigo e por isso não me fala. Eu lembro-me perfeitamente desta atitude noutras pessoas quando eu tinha 14 anos. Quê? É suposto adivinhar que se aborreceu comigo? E se não adivinhar pede-se a outra pessoa que me informe?

É triste pensar que daqui a uns anos também eu me posso vir a tornar uma "adultescente". Espero estar livre de tamanha mesquinhez, mas nunca se sabe!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Aulas de Código

Venho aqui informar-vos que começo hoje as minhas aulas de código. E vocês perguntam: Só agora? E eu respondo: Diz que sim! De qualquer das formas, quando começar a ter aulas de condução, aviso para que se tranquem em casa.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

É este o valor do desempregado

Hoje percebi que, para muita gente, ou provavelmente para todos, o facto de estar desempregada significa que nada do que eu possa ter ou querer fazer é importante. Estou desempregada, por isso posso ser mandada andar de sala em sala ou esperar em corredores indefenidamente. Estou desempregada, por isso não mereço receber um telefonema a avisar do adiamento de algo. Estou desempregada, por isso não me atendem o telefone e mandam dizer que estão ocupados. Afinal de contas, estou desempregada, posso esperar porque o meu tempo não tem valor. Não é pago.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Go Tyrion!

Eu odeio a casa Lannister, mas convenhamos que é impossível não ser fã do Tyrion Lannister!