segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Zoo de Tianjin - Uma Má Experiência

Desde pequena que nunca fui fã do Zoo. Nunca percebi o interesse de ver os animais enjaulados. Ainda assim, convidaram-me a ir ao Zoo de Tianjin e eu concordei em fazer uma visita ao local. Mais valia ter ficado em casa. Se não gosto de ver animais enjaulados ainda gosto menos de vê-los em péssimas condições. Os dois primeiros animais que vimos foram um lobo e uma pantera negra. Ambos magros e, acreditem ou não, às voltas na jaula como se estivessem a enlouquecer. Não pareciam ver-nos, limitavam-se a andar de um lado para o outro num frenesim solitário. No pavilhão dos felinos filmei um leão que de repente se levantou e rugiu... se é que se pode dizer que aquilo foi um rugido porque ele não me lembrou nenhum rei da selva mas sim um gatinho triste.




Tirando este leão, os restantes felinos permaneciam quietos a dormir ou viravam-nos as costas como se não notassem a nossa presença.
Entretanto, como sabem, está um frio desgraçado para estes lados. Os rios congelaram e encontrámos uns patos que se passeavam por cima da água.
Há uma espécie de cidade dos macacos, onde eles andam livremente. Existem uns banquinhos onde nos podemos sentar e eles até se aproximam, curiosos... acho eu. Seguimos para a zona das aves. Estava coberta por uma rede verde e a maior parte dos animais andava à solta. As aves de rapina estavam enjauladas e uma delas num espaço demasiado pequeno para se mexer em condições.


À saída encontrámos um camelo. Se repararem na foto, a corrente que o prende é pequena demais para ele poder andar em condições.

Por fim, vimos o Panda já que as girafas pareciam ter desaparecido assim como muitos outros animais. Isto porque encontrámos muitas jaulas vazias. Esta é a melhor fotografia que tenho do panda, já que os vidros, assim como as jaulas, não estavam muito limpos...
Conclusão, esta foi uma má experiência aqui na China. Penso que nunca tinha escrito aqui sobre uma das más experiências mas já estava na altura. É muito bom estar aqui, acreditem. É uma oportunidade maravilhosa . No entanto, nem tudo são coisas boas. Um dia destes debruço-me sobre esse ponto. Penso que por hoje já chega.

Liebend

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Paparoca Coreana e Pão com Manteiga!

Ora, viva!
Durante a semana uma pessoa concentra-se em ir às aulas e em estudar. O fim de semana é a altura de desanuviar. A festa do S. Martinho no 303 foi tão boa que Coreanos e Portugueses juntaram-se para mais uma sexta-feira em grande.
Os Portugueses foram conduzidos até à zona Coreana da cidade e por lá começou a noite. Jantámos num restaurante engraçado. A comida era servida crua e éramos nós quem a cozinhava nuns fogõezinhos que havia na mesa. O mais engraçado foi ver chegar um cesto com folhas de alface enormes. Isto porque, segundo os Coreanos nos mostraram, cortava-se metade da folha, colocava-se lá dentro carne, molho e mais vegetais que estavam na mesa, embrulhava-se tudo e, de uma só vez, metia-se à boca! Muito bom, acreditem. Experimentem aí em casa com a carninha Portuguesa!
Quando o jantar acabou, dirigimo-nos para um barzinho coreano, pequenino mas muito simpático. Como sempre, lá vieram as cervejas e o soju, batatas fritas e dois pratos dos quais não me recordo dos nomes, um deles era uma omolete com vegetais e o outro tinha muita coisa e era picante. A comida Coreana é demasiado picante...
Meus amigos, se na Universidade aprendemos alguns jogos para beber, com os Coreanos aprendemos o dobro dos jogos e mais divertidos.
Se os Coreanos gostam de beber, os Portugueses adoram dançar. A noite acabou em grande no May Flower. Foi a primeira vez que lá fomos e adorámos. Ao que parece, deixámos os Coreanos de rastos...
Porquê? Bem, aqui janta-se às seis tarde. Nós saímos do May Flower às quatro da manhã. Para eles, a noite acaba normalmente à uma da manhã... Para nós ainda ia a meio mas decidimos voltar todos juntos para o dormitório. Escusado será dizer que no dia seguinte o dormitório estava bem calminho.Entretanto, a semana passada só se falava de comida Portuguesa ( e esta semana não tem sido diferente. Estamos aqui há três meses!). Não fazem ideia... Deu-me uma vontade de comer pão com manteiga... Então, eu e o Kiyoshi corremos ao supermercado e comprámos pão de forma e manteiga (nenhum dos dois iguais aos de Portugal mas não podemos pedir muito mais) e empanturrámo-nos... Não sabia ao mesmo mas deu para matar saudades.


Ah, juntámos umas Pringles e deu nisto.




Liebend

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Os Laços Já Estão Na Minha Mão

Vim aqui deixar duas canções que já não ouvia há quase 4 anos.
No Verão, antes de entrar para a Universidade, castiguei uma certa Enfermeira com o toque constante desta canção no meu quarto. Desculpa lá, mas sei que não te importas de ouvi-la uma vez mais.
Laços
Toranja

Esta segunda... Bem, eu sempre tive um fraquinho pela voz deste vocalista. Ornatos tem sempre algo de bom a dizer-me.


Chaga
Ornatos Violeta


Myself

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Festa onde quer que vá!

Ora, meus caros, isto na última semana é só festança onde quer que eu vá! É verdade, a vida de estudante na China é muito atribulada!
Hoje tivemos um almoço de turma com o Director de turma e o nosso delegado a comandar as hostes. O almoço deu-se num restaurante que amei! Mr. Beer (tudo dito, não?) que tinha buffet, rodizio e canecas de cerveja pelo fabuloso preço de 3.80€.

Quando as canecas chegaram à mesa tivemos logo de brindar, claro está.
A comida estava óptima e os bolinhos eram tantos que não consegui provar todos.Eis o nosso grande delegado de turma!

E a turma no final de comer até fartar!

Como nevou a manhã toda, a caminho da universidade pousei para mais uma foto.Amanhã, Portugueses e Coreanos juntam-se no 303 (leia-se o meu quarto e da Piri) e vamos festejar o S. Martinho, visto que não podemos festejar no próprio dia!

Liebend

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Brrr...

A semana passada a temperatura desceu e a neve caiu em Tianjin!


Vim só aqui deixar algumas fotos do acontecimento. Como é óbvio, não consegui ficar em casa e tive que ir até à rua.
A temperatura desceu de um dia para o outro. O vento é tão frio que parece cortar-nos. Assemelha-se a Janeiro em Braga. Fomos informados de que os piores meses são Janeiro e Fevereiro. As temperaturas chegam a atingir os dez graus negativos. Não sei se aguento! Logo eu que venho de uma terriola tão quentinha!
Liebend

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Porque Vocês Fazem Tudo Ficar Melhor

Esta é dedicada à Srª. Enfermeira e ao Sr. Professor. Porque vos tenho sempre no coração.

Alright
Reamon



Vossa,

A Filha

domingo, 25 de outubro de 2009

Sushi e Grandes Muralhas

Ora, mais uma vez, olá!
Isto, na China, todos os dias são uma aventura.
O Domingo passado fui experimentar sushi. Nunca pensei que peixe cru conseguisse deixar uma pessoa cheia, mas meus amigos, saí de lá mais pesadita! É muito bom e acho que todos vocês deviam experimentar. Paguei 3,80€ por um rodízio de sushi. Onde é que se encontra disso aí?

Entretanto, a semana foi-se dividindo entre aulas, estudo e compras.
Este Sábado os alunos estrangeiros foram levados a passear na Grande Muralha da zona de Tianjin. Saímos da Universidade às 7:00 horas. Claro está que dormi quase todo o caminho. Chegámos à muralha às 9:30. E a aventura começou .

Antes de se subir à muralha, havia um lindo jardim, chamado Jardim da Longevidade. Era um local muito tranquilo. Gostei principalmente da estátua que se via no centro.

Subir a Grande Muralha não é tarefa fácil. É muito bonito de se ver nas fotos e é ainda mais bonito quando se está lá, mas é preciso muita força de vontade. Há escadas que quase não precisamos levantar as pernas, basta deslizar e depois há outras que quase necessitamos de ser içados para conseguir subir... Resultado? As minhas pernas estão a fazer-se sentir de uma forma ridiculamente dolorosa. Mas era a Grande Muralha! Agora tenho de visitar a parte da Grande Muralha em Pequim, se bem que uma das professoras que nos acompanhou disse que a parte de Tianjin é mais calma e por isso mais interessante de se visitar.
Quando acabámos a nossa peregrinação pela escadaria, fomos almoçar. Levaram-nos para uma zona rural, onde as pessoas ainda lavam a roupa à mão no rio e serviram-nos uma óptima refeição naquele que deve ser o reaturante da aldeia. No fim do almoço, conduziram-nos ao pomar para colhermos maçãs. As árvores estavam carregadas. Ah, e é assim que se "caçam" diospiros na China. Ao longe, parecem lanternas cor-de-laranja pendurados nas árvores.

Foi aí que surgiu esta foto com a legenda maravilhosa: "A Branca de Neve e a Anoa", by Rosa. Porque na China é dificil lembrarmo-nos das palavras da nossa Língua Mãe... No regresso, todos viemos a dormir. Foi um dia em cheio e às 22:00 estava no meu pijaminha a descansar até esta manhã. Um soninho que soube pela vida!
Ah, para quem tiver curiosidade em saber, este dia custou 1€ por pessoa.

Liebend

sábado, 17 de outubro de 2009

São dias... É a vida!

Dia 1 de Outubro é o dia Nacional. Começaram as Festividades dos 60 anos do Regime na China. As ruas encheram-se de flores e de bandeiras chinesas.
Queria ter viajado mas esta é uma altura de grandes confusões no que toca a viagens, por isso fiquei por Tianjin.
Aproveitei e fui com a Eva, o Nunes (estudantes de Português) e o Rui a TanGu. É perto do mar, ainda em Tianjin.
Foi um dia muito bem passado, claro. Durante o dia a beira-mar é muito agradável mas à noite é ainda mais bonito visto que todas as fontes e arbustos são iluminados.
Jantámos num restaurante de massa de arroz. Foi uma aventura e tanto. Até tinhamos direito a babetes! Aqui estou eu e a minha colega (Eva) de corrida com eles!
Entretanto as coisas não têm corrido muito bem para o meu lado mas, como sempre, a Srª. Enfermeira e o Sr. Professor têm sido incansáveis e o apoio, apesar de estar longe, chega aqui. Sei que nos últimos dias o tenho dito a toda a hora mas cá vai outra vez: Eu adoro-vos. Vocês rulam! As saudades apertam.
O meu cabelo ganhou outro formato.
Isto é culpa das meninas da foto, elas é que escolheram!
Ontem, eu e o André saímos da Universidade às 6 da manhã para corrermos até Beijing e apanharmos a Piri! E apanhámos depois de andarmos no comboio mais rápido do mundo ( mais de 350 km/h), sermos atropelados pelos chineses no metro e de relaxarmos no comboio para o aeroporto! A rapariga já cá está e econtra-se de boa saúde!E a Tuxa fez uma breve aparição no SPR Coffee a beber um Moccha Gelado.


Hoje são os anos do João. Muitos parabéns!

Resta-me despedir e aguardar notícias vossas.

Vossa,

Liebend

P.S.: Quem estiver a pensar vir à China, é favor trazer um bom pão Alentejano!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A Buraka É Que Está a Pular... na China!

Ah pois é! Este Sábado foi mais um dia de sair e jantar pela cidade. O restaurante a que fomos desta vez foi uma tasquinha islâmica. Eu jurei nunca mais lá voltar.
Serviram-nos uma entrada com amendoins ( devorei-os) e tofu e algas (não lhes toquei depois de provar. Demasiado picantes).Photobucket
Pedimos um prato que o João me disse que parecia jardineira. E eu pensei: "Hmmm... uma jardineira já ia!". E ela chegou à mesa... e eu quase morri. Tinha tanto picante, tanto picante que a minha coca-cola eclipsou-se e aminha boca deixou de existir... Pelo menos, não a senti durante um bom bocado.Photobucket
Depois, seguimos o programa de sempre: Ali Baba, Scarlet e por fim, Sitong. Foi no Sitong que a revolução começou. A Rosa foi falar com o DJ e quando damos conta estamos em cima da coluna a dançar Buraka Som Sistema! Soube bem, soube a Portugal!Photobucket Não se nota a felicidade?
Agora, uma coisa que não está relacionada com isto. Fomos jantar à cantina e atrás da minha mesa estavam duas chinesas. E vocês dizem: qual é o espanto? Pois é. De repente, elas levantam-se e começam a falar Português connosco. São alunas do segundo ano de Português aqui na universidade e querem jantar connosco. A melhor? Disseram ao Sr. Liebend que ele é famoso aqui. Já disse, vou andar armada até aos dentes! Brincadeirinha!
Agora vou estudar que amanhã tenho teste e não fiz nada que se aproveitasse este fim-de-semana.

Liebend

sábado, 19 de setembro de 2009

As primeiras semanas

Como prometi, aqui vim deixar algumas fotos das aventuras dos alunos de LCO na China.
Esta foi a carrinha que nos veio buscar:
Photobucket
Photobucket
E este é o edificio de aulas na universidade. É muito chato chegar ao nono andar para ter aulas. Só há quatro elevadores e as filas são enormes todas as manhãs. O meu truque é sair do dormitório às 7:30, visto as aulas começarem às 8:00. Uma coisa engraçada é que a universidade tem toque de entrada. Primeiro, às 7:50 dá um toque para os alunos entrarem para a sala. Por fim, às 8:00 dá o toque para a aula começar.Photobucket
Ao atravessar a rua, pelo portão do edificio de aulas, temos este supermercado. Atenção, não é um centro comercial, é um super, hiper-mercado! Perco-me lá, encho o carrinho e o máximo que paguei foram cerca de 10 euros.
Photobucket
Este foi o jantar no dia em que chegámos. A cantina tem três pisos. No terceiro piso há um restaurante chinês e um restaurante ocidental. O restaurante chinês tem umas delicias com que me delicio...Photobucket
No dia seguinte fomos passear, conhecer a cidade. Uma coisa que aconselho a quem vem estudar aqui: tragam comprimidos para dormir. Por causa da diferença de horários, eu não dormi 4 dias. Tive de ir ao hospital da universidade para me darem qualquer coisa para dormir. Tianjin é uma cidade enorme e se querem aproveitar ao máximo, é preciso dormir. Há muito trânsito, os condutores buzinam por tudo e por nada, há bicicletas em sentido contrário e manobras muito estranhas. A primeira vez que tentámos atravessar a Nanjing Lu andámos literalmente aos saltinhos na passadeira.
PhotobucketPhotobucket
Enorme, não?Photobucket
A primeira saída à noite. Fomos ao Ali Baba. Aqui já comi um bife! Não é um bitoque em condições mas dá para matar as saudades. Gostam do meu chapéu? Roubei ali ao André.Photobucket
Por fim, um dos grandes acontecimentos! O Aniversário da Rosa! Uma grande noite. Jantámos num restaurante Coreano de que eu gosto bastante. A comida está crua e temos muito por onde escolher, depois levamos para a mesa e cozinhamos nuns fogõezinhos engraçados. O grupo era enorme: Portugueses, Espanhois,Coreanos, Chineses, Japoneses e um Alemão! Catámos os parabéns em várias línguas e a Rosa teve direito a bolo e coroa. Na foto de grupo, ficam já a conhecer a minha colega de quarto, a Jin, uma Coreana muito simpática e que adora estudar. Tem um Chinês incrível e eu ando a aprender muito com ela.PhotobucketPhotobucket

Gostaram? Para a próxima há mais.
Liebend