sábado, 16 de janeiro de 2010

Natal, Ano Novo e Siso na China

Olá.
Bem sei que há já bastante tempo que não venho brindar-vos com notícias minhas mas andei meio ocupada, por incrível que possa parecer.
Espero que o Natal tenha sido maravilhoso, como deve ser, e que tenham entrado em 2010 com o pé direito!
Ora cá vai disto...
Este foi o meu primeiro Natal longe da família. E que frio que foi, não só pela temperatura (houve dias de -15Cº em Tianjin) mas pela falta daqueles que amo e que estão longe. Na minha casa, desde miúda, o Natal foi sempre uma festa de família. Era a festa mais importante para a minha Avó e a sua alegria durante esses dias era de tal forma contagiante que mesmo após a sua partida a tradição manteve-se. Infelizmente, na China o Natal não é comemorado... ou melhor, até é, mas de uma maneira muito diferente da nossa. Ainda assim, nós, Portugueses, estávamos decididos a não deixar passar esta data em branco.
O meu dia 24 começou às 8 da manhã com teste, continuou às 10 da manhã com um segundo teste. Depois? Depois foi correr para o dormitório, local tão sossegado até ao dia em que cinco portuguesas se juntaram à volta de uma placa e de um microondas para cozinhar doces ao som de canções de Natal ( A Rosinha era a DJ e Camera Girl de serviço). Aqui era impossível fazer bacalhau com batatas. Porquê? Ora, porque nem se vê à venda bacalhau e o azeite, por exemplo, é caro como tudo. Por isso, decidimos fazer aletria, leite creme, bolo de chocolate e fatias douradas, ou rabanadas ( sou a única pessoa do sul neste curso mas já adoptei alguns costumes do norte). O aroma dos cozinhados fez-nos lacrimejar de saudade. Eu fiquei responsável por fritar as rabanadas. A placa aquece muito depressa, por isso foram necessárias três de nós para fazer com que as fatias douradas saíssem direitas: A Catarina passava-as por leite e ovo, eu fritava e gritava PRATO e a Piri passava-as por canela e açúcar.
Como já era de esperar, ficaram deliciosas!Assim que terminámos de fazer os doces, corremos a prepararmo-nos para a Consoada. Com muita pena nossa, tivemos de comer comida chinesa, mas que se podia fazer? O ambiente valeu pela falta das famílias e ausência dos pratos do nosso País. Quero desde já dizer aqui que só o facto de ter as minhas quatro meninas do coração ao meu lado, fez-me sorrir! No fim do jantar, a Professora Raquel deixou-nos usar o apartamento dela para apreciarmos os doces e o chouriço de Melgaço que o Alberto nos trouxe, abrirmos as prendas...O André provou as Fatias Douradas ou Rabanadas (escolham!):



Foi então que o mais sinistro aconteceu. Depois da meia-noite, decidimos arranjar uma sala de Karaoke para podermos estar todos juntos (visto que uns estudam em Nankai e outros na ULET). E arranjar taxi? E quando chegámos à Binjiang Dao? O caos! O Natal é o Caos na China. A primeira coisa que fui capaz de dizer foi: Eles estão um pouco confusos, não? Isto porque, no Natal, os Chineses saem à rua... com máscaras... Sim, não estou a brincar. Com máscaras!
As salas de Karaoke estavam cheias e não dava para irmos para lá. E agora, aí vem outra revelação: eu sempre disse que não queria passar Natal nenhum numa discoteca. Pois, meus amigos, foi a minha primeira vez. Não havia outra forma de estarmos todos juntos e quando ainda pensei ir para casa, a Rosa fez-me acordar com a seguinte frase: Ir para casa, meter-me na cama e chorar porque não posso estar com a minha família? Não quero ter um Natal assim. Nem eu queria. Então, rumámos ao Scarlet. Eu, a Rosa e o André ficámos no Scarlet até ele fechar e o KFC abrir ( 6:00 a.m.), tomámos um pequeno almoço de hamburgers. Às 7 horas eu e a Rosa apanhámos um táxi de regresso à ULET e às 8 da manhã, meia-noite de Portugal, abri os presentes que recebi dos papás em frente à câmara, a olhar e ouvir a minha família. Que alegria foi, apesar de desejar mais do que as imagens que o meu computador me mostrava.
No dia 25 juntámo-nos no 303 (leia-se o meu quarto e da Piri) para comer mais chouriço, presunto, tostas com manteiga e queijo (obrigada, Enfermeira), beber vinho do Porto, até à hora de jantar. O nosso jantar de Natal foi pizza... pizza, coca-cola e o filme do Sozinho em casa. Depois? Lá fomos nós para o Mayflower.
No Ano novo dividimo-nos. Eu, a Rosa, a Catarina e a Piri passámo-lo no Scarlet. À meia noite da China, A Enfermeira e o Professor ligaram-me e eu senti o calor vindo da lareira deles incendiar o meu coração. Que saudades!

Enfim, agora estamos de férias. Vamos viajar nas próximas semanas e quando voltar vou ter muito mais novidades a contar.
Resta-me dizer que já tive mais uma experiência mirabolante na China: arranquei um dente do Siso. Vão ficar chocados se vos disser que paguei 80 cêntimos pela consulta, 2,50€ por um raio-x e 40 euros pela extracção e medicação.
Até eu voltar a dar notícias, divirtam-se!

Liebend

3 comentários:

Cloreto de Sódio disse...

Bom Ano Novo! Pensei que a tua ausência se devesse a essa coisa que se chama censura e que teima em continuar nesse país paradoxal onde uma cultura milenar e riquíssima coabita com pessoal que anda a dever muito à modernidade e ao respeito pelos direitos humanos e pela liberdade de expressão... Adiante: que tenhas um Ano Novo cheio de sucesso! Um beijinho da santa terrinha!

Mad Hattress disse...

Verdade seja dita que este mês já tive de mudar de programa para dar a volta à censura... O outro deve ter sido... censurado. xD

Meno disse...

Enfim... ! Coisas da China.
Da próxima vez mando-te, em vez de torradas, um verdadeiro pão alentejano. Que a manteiga e o queijo tenham tido bom proveito!
Desejo-te boas férias, muito passeio, que conheças a diferença e encontres nela semelhanças. Não te esqueças ... nós estamos deste lado!