quinta-feira, 19 de abril de 2012

Escola da Fontinha

Não conhecia o Projecto ES.COL.A da Fontinha até entrar no Twitter e ser bombardeada com notícias, ainda um pouco vagas, sobre a detenção das pessoas que fazem parte deste grupo.

Ao que parece, a Câmara Municipal do Porto havia concedido licença ao grupo de activistas até Março, para que ocupassem uma antiga escola primária, onde os mesmos promoviam varios eventos. Contudo, como sabemos, já estamos em Abril e, segundo o que entendi, a CMP não quis renovar a licença  Por este mesmo motivo, esta manhã, a escola foi cercada pela Polícia e os activistas estão a ser expulsos. Os jornalistas foram mantidos fora do perímetro e está a ser extremamente dificil acompanhar os acontecimentes.

Segundo o JN (a notícia pode ser lida aqui), tanto activistas como moradores da Fontinha, estão a oferecer resistência pelo que duas pessoas já foram detidas. Segundo a Policia, estas detenções devem-se ao facto de estas mesmas pessoas terem sido violentas. De acordo com alguns tweets, a Polícia está mesmo a destruir o material dentro da escola.

Como referi logo no começo deste texto, não conhecia o movimento. Estive a ler o blog do projecto e vou ser extremamente sincera, o projecto é muito interessante aos meus olhos. São promovidos workshops variados, assim como oficinas, não só destinados aos jovens e adultos mas também a crianças. 

Posso fazer uma pergunta? Porque não lhes é concedida licença? 

2 comentários:

Blog da Maggie disse...

Provavelmente a camara lá terá outros projectos para o edifio da escola, e se a escola é propriedade da camara ...

Maggie

Mad Hattress disse...

Sim, o plano da CMP foi destruir todo o material e deixar a escola ao abandono como esteve durante 5 anos até o projecto a ter ocupado.